ambientes

Feng Shui # Colors at home

29.5.17

Há muito tempo que me interessei pela temática do Feng Shui. Com origem na China há pelo menos três mil anos, a temática do Feng Shui significa literalmente "vento e água". Este estuda a influência do espaço no nosso bem-estar e a forma como os locais onde vivemos e trabalhamos se refletem no modo como nos sentimos. Este é um dos cursos que ainda me falta tirar na minha área da decoração, a maior parte deles só são administrados em Lisboa e a minha vida não me permite a deslocação semanal, e aqui no Algarve os cursos não passam de workshops, mega rápidos e sem conteúdos. No entanto tenho devorado livros, sites, revistas e tudo o que me aparece pela frente relacionado com o tema, desde modo consigo adoptar este método na minha casa, na minha vida e na vida dos que me rodeiam. O Feng Shui trás benefícios incríveis e muito simples de serem aplicados.
Hoje vou vos falar da importância das cores e suas utilidades.

AMARELO

É a cor do sol, da felicidade, da sabedoria, da imaginação e das boas energias. É a cor de maior visibilidade ao olho humano. Pessoas com tendência para esta cor estão sempre em busca de novidade e auto satisfação. É também muito usada para os negócios e com forte senso de humor. É associada a pessoas intelectuais. Pode ser usada para iluminar ambientes escuros.
Efeitos: Estimula, ativa a mente, anima, alegra e aquece. Na versão dourado, estimula ganhos materiais. Evitar em locais de meditação e áreas de descanso.


VERMELHO

É a primeira cor a ser notada no campo de visão. É a cor mais auspiciosa na cultura chinesa.
Efeitos: O vermelho afirma a vida, aumenta o calor da pele, a temperatura do corpo, acelera o coração, favorece a libertação de hormônio, estimula a atividade sexual, atrai a atenção masculina, favorece os impulsos e a ação, estimula a paixão. Evitar em locais de trabalho intelectual ou introspectivo, quartos e salas de espera. Por ser uma cor de ação muito forte, deve ser usada com moderação para evitar ansiedade e stress.
LARANJA

É a cor da juventude, da alegria, da força, da curiosidade, estimula as cores frias e complementa o azul. Associa os benefícios físicos e psicológicos do vermelho e do amarelo. No oriente é considerada a cor mais espiritual.
Efeitos: Antidepressiva, excitante, alegre e estimulante. Estimula a integração de pessoas com o ambiente e a comunicação entre elas, diminui a sensação de solidão, proporcionando entre as pessoas um sentimento de igualdade. Evitar em locais de descanso ou que precise de concentração, locais onde deve haver uma liderança e quartos de criança.
AZUL 

É a cor do céu e do mar, do mistério e da espiritualidade. É uma cor que purifica e dissolve energias negativas.
Efeitos : : Refresca o ambiente, leva a contemplação e a espiritualidade, relaxa e produz um clima noturno quando usada em tons mais escuros. Promove a serenidade, a inspiração, a paz e a tranquilidade. Evitar em locais que precisam de alegria e comunicação, em lugares frios, em passagens de forma geral. Usada em excesso causa apatia, melancolia, dúvidas e desconfianças. Ideal para quartos pois transmite conforto.


VERDE

É a cor da natureza, onde há verde, há vida! Esta ligada ao crescimento, à juventude e à esperança no futuro. Representa esperança e abundância. Também associada à cura, é a cor da harmonia e do equilíbrio. É uma cor geralmente apreciada por pessoas gentis e sinceras.
Efeitos : promove a ligação com a natureza, gera a paz e tranquilidade ao ambiente. Promove o desejo de cooperação e amplia os sentimentos de justiça e liberdade. Estimula a renovação, cura, harmonia e fertilidade. Pode ser usado praticamente em qualquer ambiente, porém o seu excesso pode ser prejudicial e levar às energias negativas, ao ciúme, inveja e preconceitos. Ideal para WC, pois transmite frescura.
BRANCO

É a cor da pureza, de luz, da perfeição e amor divino. Combina todas as cores e reflete luz e calor.
Efeitos: Traz para o ambiente a sensação de limpeza e fresco, mas também transmite frio. Evitar em climas frios, salas de espera, quartos de criança, locais de encontro onde as pessoas ainda não se conhecem. Seu excesso pode causar irritação e impaciência devido à falta de estímulos.
Ideal para halls de entrada estreitos ou com pouca luz.
PRETO
É a cor do mistério e do poder. Nada revela e pouco faz para iluminar, exigindo grande concentração da visão. Absorve todas as cores e a luz sem refleti-las para o ambiente.
Efeitos: Expressa força, emite calor, gera mistério e oculta formas. Evitar em locais destinados à higiene, cura e locais onde há crianças. O excesso pode causar angustia, depressão, tristeza e desanimo principalmente em pessoas já com sintomas de depressão.
Ideal para e apenas pequenos apontamentos, esta é uma cor que não entra na minha decoração.
ROXO

É a cor associada à intuição, espiritualidade e transformação. Combina a paixão e a energia do vermelho ao relaxamento, calma e espiritualidade do azul.
Efeitos: Auxilia no processo de auto conhecimento, evolução interior e transformação. Abre as portas para a percepção. Aumenta a auto estima e indica poder. Seu excesso pode causar dispersão. 
Evitar em quartos. Ideal para escritórios.
ROSA

É a cor do amor incondicional, romance, carinho e afeto. Ligada culturalmente ao feminino.
Efeitos: Estimula a maturidade, a compreensão, dedicação, delicadeza, auto estima, charme, gentileza e o amor puro. Dissolve as mágoas e desperta o instinto maternal. Seu excesso pode gerar arrogância e excesso de auto estima.
Não só é a cor ideal para quartos de meninas, como também é ideal para criar ambientes românticos e delicados.
CINZA

É uma cor sóbria, mistura do preto e do branco. Está associada à independência, à auto suficiência, ao autocontrole: é uma cor que atua como escudo contra as influências externas.
Efeitos : Estimula a precaução, seriedade, o compromisso e a dedicação ao trabalho. Seu excesso pode estimular a uma excessiva autocrítica.
Ideal em qualquer divisão da casa.

Mãos à obra, beijinhos.

You Might Also Like

0 comentários