app

Lifestyle # VERO a Rede Social do momento

13.5.18

À primeira vista, parece ser bastante semelhante ao Instagram. Mas não tem anúncios e o feed é cronológico.
Esta nova rede social promete roubar utilizadores ao Instagram e ao Facebook. O hype pode ser recente, mas a app é antiga. A Vero foi lançada em 2015 para “revolucionar as redes sociais”. Os seus criadores não sabem bem explicar porquê mas só recentemente a aplicação começou a ganhar atenção massiva do público – a alta procura chegou até a causar problemas técnicos nos servidores da empresa. Em Portugal esta aplicação praticamente não é conhecida, mas isso é normal, afinal ainda temos muito para aprender e crescer.

Mas, afinal, por que o ‘Vero’ despertou tanto interesse?

Como utilizadora  assídua do Instagram – aliás, aproveita para me seguir – eu falo por mim, estou cansada do algoritmo do Instagram. 
Depois que a aplicação introduziu o seu celebre feed por ordem de relevância, e não por ordem cronológica como antigamente, as pessoas tem se mostrado descontentes com o império do tio Mark.
Recentemente, o Facebook também anunciou mudanças que geraram revolta por parte de empresas e levaram algumas a abandonar as suas contas.
A verdade é que o Vero tomou impulso precisamente no momento em que diversos utilizadores e empresas sentiam-se cansados ao ver o seu alcance diminuído. 
Com isto, todos que trabalham através das plataformas de Zuckeberg, são induzidos a investir muito mais tempo e dinheiro para que as tuas publicações possam ter mais alcance e sejam vistas pelo público que te segue.
Como a proposta do Vero é ser uma rede social sem anúncios e sem algoritmos, isto, aparentemente, impulsionou mais pessoas a dar uma oportunidade a mais outra rede social.

E como o ‘Vero’  funciona?

O Vero nasceu para, de acordo com seu manifesto, oferecer uma experiência mais autêntica ao utilizador. No seu vídeo de apresentação (que pode ser visto abaixo) eles falam que, quando a pressão dos anúncios / anunciantes e do algoritmo não existe, todos sentem-se mais livres para postar o que realmente gostam e mais da sua realidade.

Portanto, o feed do aplicativo é composto por conteúdo publicado pelas pessoas que tu segues, te conectas e pelo teu próprio conteúdo, sem qualquer tipo de seleção ou manipulação.
Além disso, a rede oferece a possibilidade de te conectares com alguém e dividir tuas conexões em “Amigos próximos”, “Amigos” e “Conhecidos”, além da categoria de  “Seguidores”. Isso facilita na hora de postares os teus conteúdos. Com esta divisão, tu podes escolher quais as “categorias” de pessoas que terão acesso aos teus posts de forma simples e prática.
Outro factor interessante é o fato de que é possível compartilhar mais do que fotos e vídeos.Tu podes compartilhar links interessantes, músicas,filmes e séries que assistes.
Há espaço também para partilhar livros que estás lendo (ou leste), dar recomendações a respeito deles, e até mesmo postar sobre locais que visitas-te.

Tudo isso, na verdade, acaba deixando o Vero muito mais parecido com o Facebook do que com o Instagram em si.

Afinal, vale a pena baixar a app?

Eu baixei e adorei a proposta do Vero e estou disposta a dar uma oportunidade à rede. No entanto, como há muita gente a baixá-la e começando a usar, a aplicação não está conseguindo suportar o imenso volume de tráfego.
Eu, por exemplo, demorei a conseguir editar a minha descrição e a aceitar conexões. Além de que a app é um bocadinho lenta a abrir, mas eles já estão trabalhando no problema, afinal não estavam preparados para este boom todo dos últimos tempos.
Apesar disso, acho que vale a pena dar uma chance ao Vero e torcer para que ele esteja funcionando a 100% logo e possamos, finalmente, tirar um pouco os algoritmos da nossa cabeça e, realmente, ver e postar mais dos conteúdos que amamos.
Ainda é cedo para afirmar se esta nova rede social irá revolucionar, afinal, o que faz uma rede social “bem sucedida” é o número de utilizadores ativos. Então, só nos resta esperar que mais pessoas migrem para a plataforma e comecem a, de fato, descobrir o que por lá se passa.
Não te esqueças de me seguir quando baixares a app! É só pesquisares Harper Lifestyle e te conectares!
Clica aqui para baixar a versão para Android

Clica aqui para baixar a versão para IOS

Gostas-te deste post? Escreve aqui nos comentários se ele foi útil para ti!

You Might Also Like

0 comentários