acredita

Lifestyle # As asas da liberdade

25.6.20

Hoje recebi o desafio de escrever sobre a liberdade. O que é a liberdade? Em que consiste? Porque muitas vezes somos livres, mas vivemos em gaiolas interiores que nos impedem de voar? Como ensinar o valor da liberdade aos nossos filhos, a nós mesmos, e a quem nos rodeia?
Um dos meus mestres espirituais Mahatma Gandhi dizia que : " A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência."
O que vos escrevo é o meu conceito, não são técnicas, nem segredos e muito menos um guião, mas sim aquilo em que acredito, e lá está, liberdade também é viveres em consciência com o que acreditas.
És livre quando vives a tua verdade, quando vives aquilo em que acreditas, quando pensas por ti, olhas com os teus olhos, falas com a tua boca, ouves com os teus ouvidos, ajudas com as tuas mãos.
És livre quando estás alinhado contigo e com o teu propósito, quando acreditas em ti, no teu valor e no que és capaz. 

Quantos de nós somos livres no entanto vivemos em gaiolas interiores? Eu também já lá estive sabias? Mas posso te garantir que isso não é viver, é sobreviver. 
O que é viver em gaiolas interiores? É teres as tuas próprias asas, mas não saberes voar, não só porque nem sabes que as tens, como também porque não acreditaste que as tinhas. É viveres a liberdade do outro e não a tua. É esqueceres-te de ti, de quem és, do que estás aqui a fazer. É viveres uma vida que não é tua, é a tua presença ser apenas um corpo e não uma alma.
Sabes, todos nós nascemos para voar, para descobriremos este mundo enorme que nos rodeia, para amarmos e sermos amados na plenitude, para aprender o conceito de felicidade.
Não concordo em nada com a tão famosa frase : " A nossa liberdade termina, quando começa a liberdade do outro." A nossa liberdade não termina nunca, porque ser livre também é aceitar a liberdade do outro. 
Nunca deixes que a tua liberdade termine, faz  parte da tua caminhada e da tua aprendizagem.
Sempre ensinei os meus filhos a tratarem-se como as pessoas mais importantes da vida deles, mas isso não é serem mais do que os outros, mais importantes, mais inteligentes, mais bonitos, NUNCA. É respeitarem-se a eles próprios, o corpo, os erros, as convicções, é viverem sempre a verdade deles mas SEMPRE a respeitar a verdade dos outros, mesmo que seja completamente oposta. Cada um de nós é livre de viver o que acredita, a aprendizagem é feita por cada um.
O que eu quero que eles entendam é que eles são os donos da vida deles, que eles têm o poder de serem o que querem ser, de chegar onde querem chegar, desde que acreditem neles e no que são capazes, mas sempre sendo verdadeiros e em consciência com eles, com os outros, com o mundo.
Erros? Que erremos todos os dias, que bom é errar. Porquê? Porque errar é aprender, é crescer, mesmo que para isso tenhamos de dar passos atrás. É tão bom voltares atrás, puderes escrever uma nova história, fazer uma nova viagem, descobrir muito mais de nós e do que somos capazes.
És livre quando percebes que desistir e voltar atrás nada mais é, que teres a oportunidade de começar tudo de novo mas de uma forma diferente. E garanto-te que é mágico quando podes começar de novo.
Olha-te ao espelho, descobre as tuas asas e não tenhas medo de voar. Viver é o nosso mais lindo voo. 
Sê livre e voa!

You Might Also Like

0 comentários