basta

Lifestyle # Grito de vida

8.3.19

Em vésperas de mais um dia da mulher, e no primeiro dia de luto, pelas vítimas de violência doméstica, escrevo este post de coração partido. Ontem mais uma mulher perdeu a vida às mãos destes trastes que vêm a mulher como propriedade e posse.

Hoje pela primeira vez vou contar a minha história, e este é um tema que me afeta demasiado, porque sei o que é sofrer nas mãos de trastes que acham que nós nunca iremos conseguir viver longe deles, que acham que somos inúteis ao ponto de querermos sermos livres, porque o nosso lugar é estar com eles, é sermos humilhadas, ofendidas, maltratadas! Nessas alturas lembro-me de fechar os olhos e rezar para que os minutos passassem, no entanto era quando tudo começava: " abraça-me ", " beija-me " "diz que me amas ", e eu só dizia que não! Que não queria, mas se não o fizesse era humilhada, rebaixada: " parva ", " estúpida de m#&€@ ", "não vales nada ", e tornava a repetir tudo outra vez, até eu dar o abraço e o beijo. No meio apertava-me o pescoço, empurrava até me colocar contra a parede, ou contra o que quer que fosse, apertava-me os braços e obrigava-me a fazer e dizer o que queria ouvir ... Lembro-me de tentar me recordar o que tinha que fazer! Caramba Sónia, tu viste isso nos filmes, e afinal aquilo para mim era um filme, na minha cabeça era! Eu sabia que tinha de ser submissa e dizer "sim" a tudo, e eu só queria que ele me largasse, que me deixa-se em paz! Lembro-me de me sentar no chão a chorar que nem uma criança, implorar para ele me deixar em paz, lembro-me de tentar fugir e ficar sem chaves, sem telemóvel, e eu só queria que ele me deixasse em paz, pedi tanto por paz!
Um dia a minha mãe perguntou-me que marcas eram aquelas nos braços, e no pescoço, engoli em seco e inventei uma desculpa. Sim mãe, eu sei que não acreditaste! Tu e toda a gente via a verdade no meu olhar!
Porque não fizestes queixa? Porque não o deixas-te?
Porque eu não acredito na justiça, tinha medo que as coisas piorassem, tinha medo que não acreditassem em mim, porque tinha medo, tinha tanto medo ...
Não o deixei porque larguei tudo por ele! Sempre foi esse o objetivo dele, ter-me na mão! Não tinha para onde ir, e ele fazia-me acreditar que não tinha ninguém para me ajudar, que ninguém iria querer saber de mim... e eu acreditava! Afinal eu ... " EU AMO-TE OUVISTE? ", " TU NUNCA VAIS ME DEIXAR OUVISTE? NUNCA! ", "TU ÉS MINHA! "," ACHAS QUE ALGUÉM TE QUER ASSIM GORDA?" Era isto e muito mais que eu ouvia, e era assim que estava formatada.
Pedi tantas vezes para morrer, e quis tantas outras acabar com a minha vida, que eu só pedia para me levarem, já nem os meus filhos me agarravam à vida, porque eu já estava exausta de viver, e eu não merecia viver!
Tudo o que fazia estava mal, era falar com as minhas amigas, era estar online no facebook, era ver telenovelas, era não pôr fotografias com ele, era não lhe ligar a certa hora, etc, etc. Passava o meu telemóvel a pente fino, entrava no meu facebook e tirava-me as amizades que ele achava que não devia ter, porque eram todos meus amantes, e eu era uma p&€@.
E foi sempre assim?
Claro que não, houve momentos bons, e eu voltava a ter esperança, mas as coisas nos últimos meses pioraram. Ele tinha perdido tudo, e logo ele que vivia da aparência e da imagem, afinal era um frustrado e irresponsável! Mas ele tinha-me finalmente na mão, e isso tornou-o dono da minha vida, e superior a mim, eu dei-lhe o poder que ele tanto queria! Era assim que a cabeça dele pensava.
No dia em que tudo isto se passou à frente dos meus filhos, no dia em que o meu mais novo a chorar lhe pediu para parar de me chamar nomes, no dia em que eles me imploraram para não o deixar me tratar daquela forma, e o enfrentaram, naquele dia em que pedi ajuda e ele escondeu todos os telemóveis lá de casa, nesse dia eu sabia que, ou acabava com aquele pesadelo, ou acabava com a vida!
Mas nesse dia, nem sei como, nem com que força, eu agarrei-me às vozes, agarrei-me à voz da minha psicóloga que me dizia que ele era um predador, um agressor, agarrei-me à voz dos meus amigos que me pediam por tudo para sair dali, agarrei-me à minha voz interna que implorava por ajuda, e principalmente agarrei-me a eles, à minha força de vida, os meus filhos. Os três naquele quarto abraçados a chorar, tivemos a certeza que aquela seria a última discussão.
E foi ... 
Às escondidas, andei a preparar a minha saída, carregava a mala do carro e sem ele dar conta ia tirando as minhas coisas. Numa segunda feira que ele saiu para trabalhar, eu juntamente com familiares, carreguei o máximo que pude! Só depois lhe disse que tinha saído de casa, para NUNCA mais voltar!
Até o meu trabalho eu tinha deixado, logo ele NUNCA saberia onde eu estava!
Comecei do zero, e descobri que o zero é um número lindo e mágico, é o renascer, é voltar a viver de novo.
Sim, ainda há traumas! Tenho medo de engordar e voltar ao que era, ouvir amo-te é algo para mim difícil de acreditar, confiar em alguém é uma luta interna, acreditar que as palavras podem ser verdadeiras e sinceras é um enorme desafio, mas sei que a minha maior Vitória foi acreditar em mim mesma, no ser humano que sou, e isso me fez voltar a ter esperança.
Hoje estou bem, feliz, finalmente tenho paz, os meus filhos estão felizes, estáveis, tornaram-se excelentes alunos, tenho uma pessoa ao meu lado que me faz sentir viva, me ensina todos os dias a reaprender a amar e, principalmente a amar de novo.
Porque o amor não é o meu passado, o amor não é ser humilhada, maltratada, ameaçada! AMOR é ter alguém que me ame com todos os meus defeitos, me aceite e não me tente mudar, me faça sentir especial como mulher, mãe, profissional, ser humano, que não me diminua, me faça ter vontade de viver, me faça sentir que o mundo é nosso e não de um só. E isso eu sempre acreditei que iria encontrar, porque eu não merecia aquele pesadelo.
Nem eu, nem nenhuma das mulheres que já perderam a vida às mãos de homens que nem deviam de ter nascido.
Por isso POR FAVOR NÃO TENHAS MEDO DE PEDIR AJUDA, mesmo que isso te envergonhe, mesmo que não tenhas fé na justiça, POR FAVOR ACREDITA EM TI,  E TEM FÉ NA VIDA! POR FAVOR!
És uma guerreira, és uma força da natureza, és linda, és especial e mereces todos os dias acordar de manhã e sorrir. Por favor SORRI! NUNCA te esqueças de sorrir.
És uma lutadora e ele ... ele não é nada, ele não existe, ele não te merece... POR FAVOR NÃO DESISTAS DE TI!
Desistires de ti é lhe dares o poder de ser melhor que tu, de o tornares mais forte e poderoso, e ele não te esqueças que ... NÃO É NINGUÉM!
NÃO tenhas medo, procura ajuda, ajuda psicólogica, e fala, conta a tua história!
NUNCA TE ESQUEÇAS que ao dares voz à tua história, estás a dar voz à história de outras mulheres.
Foi dos post mais difíceis que fiz até hoje, mas de uma coisa te garanto... NUNCA MAIS VOU CALAR A MINHA VOZ!

You Might Also Like

0 comentários